:
top of page
Buscar
  • espacosuperia

AUTISMO E A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA



O transtorno do espectro autista (TEA) é uma deficiência do desenvolvimento causada por diferenças no cérebro. Algumas pessoas com TEA têm uma diferença conhecida, como uma condição genética, que pode causar desafios sociais, de comunicação e comportamentais significativos.

Pessoas com TEA podem se comportar, se comunicar, interagir e aprender de maneiras diferentes da maioria das outras pessoas. Muitas vezes não há nada sobre como eles parecem que os diferencie das outras pessoas. As habilidades das pessoas com TEA podem variar significativamente, por exemplo, algumas pessoas podem ter habilidades avançadas de conversação, enquanto outras podem ser não verbais. Algumas pessoas precisam de muita ajuda no seu dia a dia e outros podem trabalhar e viver com pouco ou nenhum apoio.

O TEA começa antes dos 3 anos de idade e pode durar por toda a vida de uma pessoa, embora os sintomas possam melhorar com o tempo. Algumas crianças apresentam sintomas nos primeiros 12 meses de vida. Em outros, os sintomas podem não aparecer até os 24 meses de idade ou mais tarde. Algumas crianças adquirem novas habilidades e atingem marcos de desenvolvimento até por volta dos 18 a 24 meses de idade, e então param de ganhar novas habilidades ou perdem as habilidades que tinham antes.

À medida que as crianças com TEA se tornam adolescentes e adultos jovens, elas podem ter dificuldades em desenvolver e manter amizades, se comunicar com colegas e adultos ou entender quais comportamentos são esperados na escola ou no trabalho. Eles podem chamar a atenção dos profissionais de saúde porque também têm condições como ansiedade, depressão ou transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, que ocorrem com mais frequência em pessoas com TEA do que em pessoas sem TEA.

Os sinais mais comuns são de comunicação e interação social e comportamentos ou interesses restritos ou repetitivos. Pessoas com TEA também podem ter diferentes maneiras de aprender, se mover ou prestar atenção. Essas características podem tornar a vida muito desafiadora.



AUTISMO NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

O Autismo compreende um quadro clinico com vários sintomas, como explicado anteriormente na visão ocidental. Porém, na Medicina Tradicional Chinesa o diagnóstico é realizado diferentemente através de conjuntos de sinais e sintomas. Assim as principais características que serão analisadas nesta pesquisa, de acordo com a personalidade e comportamentos dos indivíduos avaliados, serão:

– Falta de concentração e atenção: deficiência do órgão Baço Pâncreas;

– Estereotipias: presença do fator vento, distúrbio no Elemento Madeira;

– Ansiedade: Distúrbio no elemento Água (rim e intestino), onde a ansiedade apresenta-se pelo medo de mudanças na rotina. E no elemento fogo (coração);

– Dificuldades intestinais: como a prevalência é a constipação, presença do fator calor no intestino grosso;

– Alterações intelectuais pertencem à mente observamos então um Distúrbio do Shen.

Na teoria da Medicina Tradicional Chinesa, há uma associação das desarmonias dos seguintes órgãos:

– Coração: a desarmonia do mesmo inibe a conexão emocional e social com outras pessoas, aumenta a predisposição a ansiedade, risada inapropriada, fala excessiva e irregular ou mesmo afasia e dificuldade de conviver com a realidade.

– Baço-Pâncreas: a deficiência desse órgão gera os distúrbios digestivos e os comportamentos obsessivo-compulsivos.

– Rim: está envolvido com a predisposição genética (Qi ancestral ou pré-natal, que pode estar envolvido nas dificuldades apresentadas, principalmente nas dificuldades cognitivas). O Rim também desempenha papel importante no desenvolvimento do sistema nervoso central na teoria médica chinesa.

Diante das desarmonias apresentadas o tratamento com acupuntura baseia-se em equilibrar órgão afetados.

Mas como?

Como são crianças a proposta de tratamento é com auriculoterapia, pastilhas de stiper, magnetoterapia e fortalecer a nutrição, como incentivar o consumo de folhas verdes escuras e o consumo de arroz, feijão e gergelim pretos.


Se você ficou interessado no tratamento, agende agora mesmo sua sessão:


Instagran: @lelterapiasintegrativas

Telefone: (11) 96865-1904



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


• CENTER OF DISEASE CONTROL AND TREATMENTS. Autism Spectrum Disorder. Disponível em https://www.cdc.gov/ncbddd/autism.


• https:/aprendizmtc.com.br/especialidades/pediatria




131 visualizações0 comentário

Comments


what.png
bottom of page